sábado, 24 de outubro de 2009

Chega...Definitivamente...De uma vez por todas...Chega...

Preciso, de uma vez por todas, entender e aceitar que com a vida que venho levando NÃO É POSSÍVEL e nem recomendável conciliar dois esportes. Considerando meu histórico de lesões do joelho esquerdo (tendinite patelar, condromalácia patelar, síndrome do tracto ilíotibial/joelho de corredor), optei em continuar praticando apenas o ciclismo, esporte sem os impactos do joelho com o solo que encontramos durante as corridas. Aaaaa.....as corridas.......quantas saudades!!!!!


Deixa pra lá. É melhor me cuidar e continuar pedalando antes que nem isso eu possa fazer, pois, se continuar insistindo em um método errado de treinamento, minhas lesões que, da mesma forma que vem também vão embora, poderão progredir para um quadro degenerativo e irrecuperável, como por exemplo, uma artrose.

Pensando exclusivamente no veículo de duas rodas, já imagino os inúmeros desafios que me proponho a realizar. Entre eles incluo o audax ou randonnée e coloco abaixo uma visão geral da prova.


O que é Audax?
A palavra "Audax" vem do latim, audacioso, corajoso, é o nome dado a este evento ciclístico não-competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente também pelo nome de "randonnees". O grande foco dos eventos Audax é a possibilidade de percorrer longas distâncias em veículos de propulsão exclusivamente humana no seu próprio ritmo, terminando o percurso dentro do tempo limite estabelecido.
Além do tempo estabelecido, deve ser observado o regulamento, que exige equipamentos de segurança a serem aplicados tanto no equipamento quanto usados pelo ciclista. (capacete, luzes dianteira e traseira afixadas à bicicleta, pilhas reservas e colete refletivo).
Além dos equipamentos, nos eventos promovidos é exigido também um atestado firmado por profissional habilitado que declare estar o participante apto à prática de ciclismo de longa distância e longa duração.

O que é "Brevet"?
São os estágios reconhecidos pelo Les Randonneurs Mondiaux, e que levam à habilitação para a prova maior do Audax: Paris-Brest-Paris, de 1200 km.
O tempo máximo global para cada percurso é dado pela tabela abaixo, de acordo com as regras do LRM. Neste tipo de pedalada existem postos de controle com horário de abertura e horário de fechamentos pré-determinados. Cada ciclista recebe um cartão de rota com o percurso a ser percorrido e localização dos postos de controle, onde deve carimbar seu cartão de rota e marcar o horário de passagem.


200 km: 13h30min
300 km: 20 h/brevet de 200 km
400 km: 27 h/ brevet de 300 km
600 km: 40 h/brevet de 400 km
1.200 km: 90 h/ brevet de 600 km


Resumindo:

Para participar do Brevet de 300km o ciclista devera ter feito antes (no mesmo ano) o Brevet de 200, para participar do Brevet de 400 deverá ter feito o de 300 (no mesmo ano) e para participar do de 600km deverá ter feito o de 400 no mesmo ano. A série completa é a qualificação para qualquer evento de 1200 km LRM no mundo (no mesmo ano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário