sexta-feira, 1 de julho de 2011

A Reciproca é verdadeira...

Esta semana ocorreu um fato que me fez refletir muito sobre a importância da reciprocidade para um convívio melhor entre as pessoas. Muitas vezes, no dia a dia, semeamos a discórdia sob o efeito da raiva. E o resultado! Colhemos frutos doentes.
Tenho carro, mas, durante a semana utilizo a bicicleta ou o transporte coletivo para me deslocar e chegar aos meus compromissos. Pois dia desses, estava eu num ônibus a caminho de Porto Alegre quando o motorista do mesmo para num semáforo, retira seu sinto de segurança para poder colocar sua cabeça pra fora da janela, e começa a discutir violentamente com um ciclista que parou ao seu lado na avenida. Qual a reação do ciclista? Responde as ofensas agredindo verbalmente seu desafeto. A cena se desenrola em não mais do que três minutos, o suficiente para deixar confusos e curiosos os passageiros. A maioria, certamente procurava entender e identificar quem fora o culpado.
Refletindo sobre o ocorrido eu faço a seguinte pergunta: quem sai ganhando com este tipo de comportamento.
O texto abaixo é uma mensagem simples, mas serve muito bem para ilustrar o que estamos semeando para o presente e futuro com estas atitudes.


“Um filho e seu pai pedalavam pelas montanhas. De repente, o filho cai, machuca-se e grita: “Ai!”. Para sua surpresa, escuta a voz se repetir, em algum lugar da montanha: “Ai!!”. Curioso, pergunta: “Quem é você?”. Recebe como resposta: “Quem é você?”. Contrariado, grita: “Seu covarde!”. Escuta como resposta: “Seu covarde!”.
Olha para o pai e pergunta aflito: “O que é isso?”. O pai sorri e fala: “Meu filho, preste muita atenção”. Então o pai grita em direção da montanha: “Eu admiro você!”. A voz responde: “Eu admiro você!”. De novo o homem grita: “Você é um campeão!”. A voz responde: “Você é um campeão!”. O menino fica espantado, não entende. Então o pai explica: As pessoas chamam isso de eco, mas, na verdade, isso é a vida. Ela lhe dá de volta tudo o que você diz ou faz. Nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas ações. Se você quiser mais amor no mundo, crie mais amor em seu coração. O mundo é somente a prova da nossa capacidade. A vida vai lhe dar de volta tudo o que você deu a ela. “Sua vida não é uma coincidência, é conseqüência de você”.


Por isso, seja você ciclista, motorista ou pedestre, haja com outros da mesma maneira que gostaria que agissem com você.

Abraços.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário