sábado, 8 de agosto de 2009

Doping do atletismo...


Foi descoberto nesta semana o que é considerado o maior caso de doping do atletismo brasileiro. Jayme Netto, técnico da equipe Rede Atletismo de Presidente Prudente (SP), injetava eritropoeitina recombinante (EPO) em pelo menos cinco atletas que se preparavam para o mundial de Berlin.

Substância indicada para pessoas com problemas renais no combate a anemia, o EPO se propagou no meio esportivo ao aumentar o número de glóbulos vermelhos no sangue, fazendo com que o mesmo leve mais oxigênio até os músculos, obtendo assim uma maior capacidade aeróbica. Ao suar muito e se desidratar, o sangue tende a ficar pastoso, comprometendo a circulação sanguínea. Essa prática, em casos mais graves, pode levar o atleta à morte.

O técnico diz que usou o medicamento em pequenas quantidades seguindo as orientações do fisiologista Pedro Balikian. A principio, tanto Jayme Netto como seu auxiliar Inaldo Sena serão indiciados por violar o artigo 132 do código penal (expor a saúde e a vida de outrem a perigo), ficando em um primeiro momento na esfera desportiva mas podendo chegar até o poder público onde podem pegar de três meses à um ano de prisão.
Doping e esporte devem ser palavras antagônicas. No entanto, é evidente que a prática está presente no meio competitivo, manchando o desporto como um todo. Mas que fique claro uma coisa: é injusto culpar somente os atletas, que em muitos casos são cobaias, passam pelas mais diversas dificuldades para continuar sobrevivendo com o esporte e, em determinado momento, acabam se submetendo as enormes pressões por resultados. Não é fácil ser atleta no Brasil. Por isso, antes de nos precipitarmos e colocarmos toda a culpa naqueles que botam a cara para bater, sugiro que analisamos todo o contexto, façamos a seguinte pergunta: porque aquele atleta se dopou? Não quero de forma alguma tirar a responsabilidade de ninguém, pretendo sim dividí-las com todos os culpados. Acredito que agindo assim estaremos contribuindo para um esporte mais limpo.
UM ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário