terça-feira, 1 de setembro de 2009

DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA...

Uma Reflexão sobre o assunto: Profissional x Provisionado x Ex Jogador


Desde a pré-história a atividade física está presente na vida do homem. Implantada por militares em diversos países, tornou-se obrigatória na forma de ginástica nos currículos escolares brasileiros em 1851. Desde então, a educação física evoluiu gradativamente, abandonando o empirismo para mergulhar de vez no conhecimento cientifico.


Hoje completam-se 11 anos (01/09/1998) em que foi regulamentada a profissão dos educadores físicos, desde então viemos convivendo com os provisionados e ex jogadores ou ex- atletas que, se beneficiam com a lei, para continuar exercendo determinada função relacionada ao esporte mesmo não tendo o conhecimento cientifico necessário. Os tempos são outros e a ciência evolui rapidamente, o que eu aprendi na prática ontem pode estar ultrapassado amanhã. Foi-se o tempo em que se aprendia apenas errando, hoje, diante de um vasto material relacionado com o exercício, seja ele buscando o alto rendimento, o ensino pedagógico ou mesmo o lazer, é nossa obrigação exigir o trabalho de um profissional capacitado.


É de conhecimento público que muitos estabelecimentos voltados à prática da atividade física não cumprem a lei e contratam pessoas sem formação acadêmica ou mesmo provisionadas para orientarem seus alunos. Cabe ao cidadão denunciar esse crime e ao Conselho Regional de Educação Física (CREF) fiscalizar essa prática. Sei que com o tempo a tendência é a extinção dos provisionados, mas os infratores continuarão existindo e o pior, brincando com coisa séria; a saúde do ser humano. Portanto, o CREF tem um importante papel a desempenhar.


Defendo a ideia que, a teoria surgiu da prática. Acontece que estamos muito longe do marco zero, ou seja, é irresponsabilidade quando qualquer pessoa ignora a teoria existente. A educação física é uma ciência da saúde e para tal torna-se imprescindível a formação acadêmica. Só um graduado poderá prescrever um treino ou ministrar uma aula com segurança, baseado em conhecimentos fisiológicos, bioquímicos, psicomotor e antropométricos tendo a dimensão social em que cada atividade se encaixa.


Portanto, não devemos brincar com nossa saúde. O profissional capacitado para trabalhar com atividades físicas é o professor de educação física, que passou por um centro acadêmico e adquiriu conhecimento cientifico para orientar e ensinar seus alunos. Aos provisionados e ex atletas, cabe tão somente a profissionalização para que possam exercer com excelência e honra está importantíssima e maravilhosa profissão.


Um abraço a todos colegas que estão na luta!!!

*Nota:
Provisionado: segundo o aurélio, Provisionado significa:...conceder provisão a (alguém) para exercer, como prático, certas profissões.
Os provisionados são aqueles que comprovaram ao CREF que trabalharam antes do dia 01/09/1998 como professor em alguma atividade relacionada com a educação física, obtendo assim, o direito de exercer a profissão de professor em determinada atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário