domingo, 27 de novembro de 2011

Desempenho...

Todo ciclista, independente da categoria que se encontra (profissional, amador ou recreativo), tem um objetivo em comum: melhorar o desempenho. Ninguém se acorda às 5hs da manhã apenas para pedalar por pedalar. Cada um tem seus objetivos e melhorar o próprio desempenho é uma ferramenta importante para manter o atleta motivado durante os treinamentos ou passeios. O texto abaixo aborda algumas alternativas para melhorar o desempenho em cima da bike.



DESEMPENHO: TREINAMENTO OU EQUIPAMENTO?

Acreditamos que a maioria dos leitores tenha uma dúvida em comum. Como melhorar o desempenho, tendo o melhor custo-benefício entre tempo e dinheiro?
O desempenho no ciclismo não depende unicamente de fatores fisiológicos, que influenciam a produção de energia mecânica. Elementos externos (equipamentos) e os fatores ambientais também afetam diretamente a performance do ciclista.
Citamos nesta edição o estudo de Asker E. Jeukendrup, do Laboratório de Performance do Instituto de Esporte e Ciência do Exercício da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, que demonstrou quais fatores influenciaram as melhorias no desempenho de ciclistas em um trecho de 40 km cronometrados.
Segundo o autor, entre as várias formas de melhorar o desempenho do ciclista, o treinamento é a primeira e mais óbvia maneira de aumentar a produção de energia. A previsão de melhora da performance a partir do treinamento é de 1% a 10% (1 a 7 minutos). O estudo prevê que a exposição em alta altitude ( o autor não cita o tempo necessário nem como a exposição é realizada), por si só, gera uma melhora de 23 a 34 segundos, no trecho estudado.
A hidratação por meio de bebidas isotônicas aumenta o desempenho de 32 a 42 segundos; a ação da cafeína, em doses entre 225 mg e 320 mg diárias, melhora o desempenho entre 55 a 84 segundos em 40 km, resultando em uma concentração urinária de 5 mg/l, abaixo do limite estipulado pelo Comitê Olímpico Internacional, que é de 12 mg/l.
Outra forma de melhorar o desempenho é diminuir o arrasto aerodinâmico. No estudo, em velocidade igual a 45,83 km/h com 372 watts em ambiente controlado, o ciclista assumiu uma posição mais agressiva, diminuindo em 0,015 cm² seu arrasto, assim, a velocidade passou para 46,72 km/h, diminuindo 1 minuto no tempo total, nos mesmos 372 watts.
O quadro da bicicleta com características aerodinâmicas aumentou o desempenho dos ciclistas em 26 segundos. Além disso, o conjunto de rodas interferiu de maneira relevante. Rodas aerodinâmicas melhoram o desempenho de 60 a 82 segundos.
A partir desta análise, torna-se evidente que o treinamento é o fator mais relevante, mas grandes melhorias podem ser obtidas por meio de pequenas alterações na posição corporal. Segundo o autor, a ordem dos fatores que influenciam o desempenho do ciclista:
FATORES EXTERNOS
1º Peso corporal
2º Posição aerodinâmica
3º Roupa
4º Quadro da bicicleta
5º Conjunto de rodas
FATORES INTERNOS
1º Treinamento
2º Exposição a alta altitude
3º Carboidrato
4º Cafeína
Dependendo da disponibilidade de tempo e recursos financeiros, os ciclistas têm de tomar decisões sobre a melhor forma de alcançar o desepenho desejável.

Fonte: Revista Vo2. Setembro de 2009, Ed 48.


Abraços....



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