sábado, 14 de março de 2009

Cambará do Sul/Oásis...


Quarta 11/02/2009

Desci dos 1.031 metros de Cambará do Sul até o nível do mar, no litoral norte gaúcho em 9h40min, totalizando 160km, chegando assim em meu último posto antes de casa.

Saindo de Cambará – o tempo estava estranho, nublado e vento forte – percorre-se 32km pela RS 020, agora com excelente asfalto e bom acostamento e antes de Tainhas pega-se o acesso a rota do sol (RS 486). Esta RS concluída a pouco tempo, apresenta um excelente piso e um bom acostamento, dois túneis que atravessam as rochas no topo da serra são um espetáculo a parte. É muito boa a sensação na descida, a paisagem é de encher os olhos e faz você acordar só lá em baixo, no pé da serra. Aqui é um bom lugar para se treinar escalada com a bike.

Uns 5km antes da estrada do mar começou a chuviscar, e conforme os minutos passavam a chuva aumentava. Eu estava em uma daquelas retas intermináveis, cansado e com fome, queria encontrar um abrigo para me proteger da chuva e fazer um lanche, mas nada. A minha frente só enxergava asfalto. Nesses momentos eu “viajo”, “saio da casinha” e meu pensamento anda longe e ao mesmo tempo em vários lugares. Pois na ânsia de chegar, eu baixava a cabeça e a erguia em seguida, me apoiava no “clip” e em seguida segurava o guidão, não tinha posição que me acomodasse. Em uma desatenção, sai do asfalto para o acostamento e tentei voltar imediatamente mas a roda dianteira virou no desnível do asfalto com o acostamento e me esborrachei no chão, coisa linda de ver pessoal. Além dos arranhões e do sangue escorrendo pela perna, nada mais grave. Me ergui rapidamente louco de vergonha e segui em frente como se nada tivesse acontecido. O acidente serviu para me deixar mais ligado e atento, mas a fome ainda me incomodava.

Me protegi da chuva em arroio Teixeira, matei o que matava e ainda caia alguns pingos de chuva quando voltei a estrada do mar. Percorri a rodovia com vento contra até Tramandaí. Antes passei em Imbé para visitar a irmã do Deleon meu camarada de Santiago, que tem uma lancheria –“show de bola”, este é o nome do estabelecimento -, pena que ela não estava, pedi um xis e falei com a Caroline, sobrinha do nosso tatuador.


Por fim, cruzei Tramandaí e cheguei em Oásis. Fui até a beira do mar e tirei algumas fotos. Estou bem acomodado na casa da Solange, professora de História e amiga da família. Meu plano é ficar amanhã e descansar um pouco mais. Sexta pego definitivamente o caminho de casa, sem escalas.

21:45

Cambará do Sul/Oásis: 160km

Total km/Dia: 160.41km

Velocidade Média: 22.6km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário