quarta-feira, 11 de março de 2009

Rio Pardo/Candelária

Segunda 26/01/2009





Após acordar às 7h30min, minha principal tarefa era definir o roteiro para o dia. Isso mesmo, é o meu segundo dia e já estou repensando parte do cronograma inicial. Lembram-se, é a tal da flexibilidade.





A verdade é a seguinte, o dia de ontem foi muito desgastante, a km foi muito alta. O sol muito quente vai pouco a pouco minando sua resistência, e o pior é que, ao menos comigo, vou sentir os sintomas somente a noite quando paro para descansar. Isso é muito perigoso, pois pode lhe dar a falsa impressão que você está bem, mesmo com o sol forte.





Analisando o mapa, estabeleci a cidade de Candalária, distante 75 km de Rio Pardo, como destino para o dia. A cidade não me atrai muito, mas fica a meio caminho de Santa Maria, cidade que desejo visitar. Ou seja, São Sepé com seus 163 km seriam indigestos para mim, e o sol já mostrava que não iria dar tréguas. São Sepé ficará para outra oportunidade. A quem diga que não perdi nada.





Antes de chegar em Candelária passei por Santa Cruz do Sul, cidade que conheço de cabo a rabo. Hoje troquei o almoço por um lanche e ainda em Santa Cruz, encontrei um taxista que começou a me contar suas aventuras, e tudo era comprovado com as fotos. Em uma delas. e mais impressionante para mim, ele e mais três amigos construíram uma balsa com oito tonéis e atravessaram o delta do rio jacuí, chegando no rio guaíba. Esses caras são loucos!





De Rio Pardo a Santa Cruz do Sul a BR 471 é excelente e o acostamento é regular. De Santa Cruz a Candelária a RS 287 é boa e o acostamento é ruim.





Cheguei ao meu destino eram 17h45min, dei uma volta pela cidade e sai a procura de algum lugar para ficar, estava disposto a economizar e comecei a sondar os moradores. Numa dessas sondagens conheci seu Oswaldo, caminhoneiro aposentado que me ofereceu sua garagem para passar a noite. Aceitei sem titubear. Armei minha barraca, usei seu banheiro, sua geladeira e lavei minhas roupas em seu tanque. Seu Oswaldo é gente boa. Já não posso dizer o mesmo do seu cachorro, o bichinho não foi com a minha cara e ficou de guarda em frente a minha barraca, a cada movimento meu o guaipeca ficava uns dez minutos latindo. Soma-se a isso o calor que fazia àquela noite, os milhares de mosquitos que existiam naquela garagem- próxima viagem levar repelente -, e a posição desconfortável que eu tinha que ficar dentro da barraca por ela ser muito pequena quando se usa o colchão inflavel e vocês terão uma idéia de como foi minha noite. Economizei uns 20,00 reiais, mas durmi no máximo 3 horas. Neste dia, o barato saiu caro pra mim! Mas valeu, conheci seu Oswaldo e isso é o mais importante.

Hoje foi mais um dia daqueles, o sol continua muito forte e após o a parada do meio-dia não é aconselhavél voltar a estrada. Amanhã sigo para Santa Maria, distante 100 km de Candelária. E que o astro rei tenha pena de mim.

22:40

Rio Pardo/Candelária: 76 km

Total km/Dia: 77.92 km

Velocidade Média: 18.6 km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário