sábado, 14 de março de 2009

Lagoa Vermelha/Vacaria...






Sábado 07/02/2009



Por sua localização, Vacaria ligava o Rio da Prata com o resto do país, sendo passagem obrigatória dos tropeiros que vinham do sudeste em busca do gado, solto pelos imensos campos de cima da serra.

Vacaria também é conhecida por ser uma das maiores produtoras de maçã do país. As plantações da fruta antes do perímetro urbano formam uma paisagem muito bonita e apetitosa. Descobri também que aqui é a capital do sorvete – brincadeira – é que, nunca vi um povo consumir tanto essa iguaria como aqui. Impressionante.

Na saída de Lagoa Vermelha conheci dois ciclistas, Ricardo Machado e Luana Machado – pai e filha –, eles iriam participar em Nova Petrópolis de uma competição de montain bike e pelo que entendi, iriam participar do pan-americano no Chile este ano. Se tivesse encontrado eles ontem teria ficado hospedado em sua casa e teríamos mais tempo para conversar. Boa prova pra vocês!


O caminho até Vacaria é bom, mas fica ainda melhor após o pedágio, como sempre. Saí de Lagoa Vermelha às 8h40min e cheguei ao meu destino eram 13 horas. Almocei e fui procurar algum lugar para ficar. O dia estava bem quente com um sol muito forte, mas eu estava me sentindo bem. Aquela experiência em Candelária me fez descartar o uso da barraca novamente durante a viagem. Mas caso necessite, ela ainda está sobre “A Poderosa” compondo esta estrutura ambulante. Terei que providenciar uma barraca maior para a próxima viagem.

É uma pena, mas lugares interessantes de se conhecer ficam para trás durante o caminho devido o pouco tempo disponível que tenho. Geralmente são lugares afastados dos grandes centros e de difícil acesso. Vacaria é uma dessas cidades com belezas escondidas, e talvez aí esteja a explicação do porque ainda continuam belas. Conforme avanço na viagem, fico mais convencido que o contato exagerado com o ser humano acaba com qualquer tipo de beleza.

Amanhã, "A Poderosa" e eu enfrentaremos outro tipo de terreno até chegar em São José dos Ausentes. Dos 100 km, aproximadamente 25 a 30km serão de chão batido com muita pedra pelo caminho. E eu de pneu slick. Confio plenamente em ti Kenda 1.5! Vamos em frente.

20:40

Lagoa Vermelha/Vacaria: 78km

Total km/Dia: 86.30km

Velocidade Média: 19.7km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário