quinta-feira, 12 de março de 2009

Santa Maria...





Quarta 28/01/2009


Após uma boa noite de sono as coisas começam a melhorar, mas meu estado físico ainda necessita de cuidados, seria imprudente se voltasse a pedalar hoje.


Após o café da manhã na própria pousada, saí para conhecer a quinta cidade mais populosa do estado. Santa Maria é realmente grande, com um vai e vem de pessoas apressadas indo sabe-se lá pra onde - como diz aquela letra do Raul "pessoas que trafegam sem porque" - , esse tumulto todo me fez lembrar do que eu estava querendo esquecer nesta viagem, do caos que é POA.


Não me afastei muito do centro, e ali mesmo conheci o museu Vicenti Palotti, em seu acervo se encontra materiais dos primeiros anos da UFSM, como esta cadeira do primeiro curso de odontologia, e que mais parece um antigo instrumento de tortura. Visitei o museu sacro com objetos usados por Dom João, bispo de Santa Maria, o bonito teatro Treze de Maio, a antiga estação férrea, caminhei pelo calçadão e Shoping de Santa Maria e conversei um pouco com os santamarienses.


Esses quatro dias na estrada e as consultas que fazia diariamente ao mapa me fizeram reparar um erro que cometeria se seguisse meu plano original, saindo de Santa Maria com destino a Cruz Alta. Isso porque teria que ir até São Miguel das Missões e retornar pelo mesmo caminho uns 100km para seguir em frente. Hora, isso é um absurdo e extremamente frustrante para um cicloturista.

Lembrei do convite feito pelo Jorge Deleon - na verdade eu nunca esqueci - "o tatuador que havia encontrado em Butiá, calculei a distância até Santiago - 160km - e resolvi que iria pra lá. Decidi que este trajeto seria cumprido em dois dias, com escala em São Vicente do Sul, distante aproximadamente 90km de Santa Maria. Restariam 70km até os Deleon. Amanhã, "A Poderosa" e eu voltamos a estrada novamente.

22:34

Nenhum comentário:

Postar um comentário