sexta-feira, 6 de março de 2009

Readaptação....

As dores musculares pós exercício causada pelo treinamento de volume (distância) já estão superadas. Incorporei ontem ao treino a parte intensiva(velocidade), responsável pela melhora do ritmo durante a prova.
Sempre que estamos retomando um treinamento nunca devemos voltar com a mesma carga de trabalho em que se parou. Mesmo que este intervalo seja pequeno - tipo 2 semanas - , nosso corpo sofre mudanças durante o período inativo e é preciso lembrá-lo do que esqueceu.
Cada pessoa é única - no treinamento físico chamamos está condição de "principio da individualidade" -, portanto, além do fator genético outros aspectos influenciam numa maior ou menor perda do condicionamento físico. Por exemplo: sexo, idade, peso, histórico esportivo, rotina profissional e descanso são alguns itens que devem ser levados em conta na hora de retornar as atividades. É interessante também realizar algumas avaliações físicas como por exemplo: teste aeróbio e anaeróbio, neuromuscular e percentual de gordura que servirão como parâmetro para identificar em que nível se encontra o atleta após o tempo inativo. Estou falando de procedimentos que devem ser realizados por quem ficou de1 à 2 meses parado. Acima deste tempo, sugiro que procurem um médico e façam alguns exames preliminares.
Pessoal, por isso é importante o acompanhamento de um profissional capacitado, que saberá usar todos os resultados destes testes, elaborando um treinamento eficiente e seguro, para que você atinja os resultados o mais rápido possível.
Como disse no início, ontem foi dia de retomar os treinos de "qualidade" ou "intensidade"ou ainda "velocidade". São treinos com distâncias curtas e sempre acima de 85% da frequência cardíaca máxima (F.C.M). Melhoram o ritmo e capacidade anaeróbia e o VO2 Máx. Utiliza-se as mais variadas distâncias, para os diferentes tipos de provas, sempre intercalando estímulo x descanso x estímulo.
Antes da viagem, meu treino de qualidade era o seguinte: trote / 3x2km/2'30''/ trote. A base era 3'30''. Para um atleta amador que se vira para conciliar os compromissos do dia a dia com o esporte, acredito que esteja - ou estava - bom. Ontem na planilha constava a seguinte série: trote / 3x1kmx2' / trote. Base 3'40''. Meus amigos, fiz as séries dentro do tempo, mas só eu sei o quanto me custou. Devido a quantidade insuficiente de oxigênio os músculos começam a tremer no final de cada série. A cabeça também dói e o estomago fica numa ácidez tremenda. Para mim estes treinos são os mais difíceis e por isso se torna um grande desafio. É bem legal, se é que me entendem!
E é isso, terminei o treino de ontem com aquela deliciosa sensação do dever cumprido. Por falar em dever cumprido, ainda estou devendo meu relato diário da viagem pelo RS. Galera - até parece que muita gente lê este blog -, eu não esqueci, é que ando bastante ocupado nos últimos dias mas promessa é promessa. Por isso aguardem, em breve, aguardem.

"O homem vive de razões e sobrevive de sonhos.." (La Rochefoucauld)

Um abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário