sábado, 14 de março de 2009

Vacaria/São José dos Ausentes...





Domingo 08/02/2009


Cheguei na cidade mais fria do Brasil eram 19h45min. A neblina que começara a cair desde às 18 horas tranformou a paisagem e deixou a via principal - e provavelmente única - deserta. No final da avenida de paralelepípedos encontrei um posto. No posto encontrei uma pousada e também os alimentos.

São José dos Ausentes possui de 3 a 4 mil habitantes , que vivem “isolados” entre Bom Jesus e Cambará do Sul. Para qualquer um dos lados que seus moradores decidam ir, terão de enfrentar poeira, buraco e muita pedra. Como eu tive que enfrentar.


De Vacaria até Bom Jesus a BR 285 segue excelente. De Bom Jesus a São José dos Ausentes são 43km, dos quais 16km estão asfaltados e os outros 27km são de chão batido. Estes 27km estão em obra, a empresa responsável colocou em alguns pontos do trecho brita – o tamanho das pedrinhas aqui é um pouquinho maior que as nossas – onde fica bem difícil pedalar. Onde não tem brita predominam os buracos e as pedras encravadas no solo.


Um acidente!!!!! Enquanto eu enquadrava “A Poderosa” em minha sony, um casal em sua moto passou por mim. Cinquenta metros a frente havia uma curva para a direita e o piloto não conseguiu vencer a mesma. Vi toda a cena, o casal se arrastando no chão com todas aquelas pedras por uns quatro metros. Deixei a foto para depois e corri na direção deles. Num primeiro momento permaneceram imóveis no chão, me aproximei e perguntei se estavam bem – que perguntinha cretina essa hen – a resposta foi positiva. Ajudei a moça a se erguer e, a primeira vista nenhum dos dois teve fraturas. Mas cair naquelas pedras, aiaiaiai....

Só estando aqui para imaginar porque São José dos Ausentes leva este nome. Agora, a cidadezinha tem seus encantos, que com certeza também estão escondidos como em outras cidades. Paciência, quem sabe um dia em não volto a Ausentes com mais calma.

Segundo informações que trago comigo e que colhi durante a viagem, o pior está por vir. Até aqui "A Poderosa" foi muito valente e nem por um momento ameaçou se entregar.. Amanhã irei até Cambará do Sul, terra dos canyons.

OBS: Campeonato Gaúcho/Taça Fernando Carvalho.

Internacional 2 x 1 Grêmio

23:02

Vacaria/São José dos Ausentes: 105km

Total km/Dia: 111.72km

Velocidade Média: 16.6km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário